Um problema que afeta cada vez mais a população é a erosão dentária, que causa a perda da superfície do esmalte dental. De acordo com a Dra. Kamila Sousa, CRO TO 2680, há várias causas que levam ao desenvolvimento deste tipo de problema, que podem estar ligadas à alimentação e questões relacionadas à saúde do paciente.
“A erosão dentária é vinculada a fatores intrínsecos, que são de origem gástrica, inclusive relacionados ao refluxo gástrico. E também aos extrínsecos, que estão voltados para os hábitos alimentares, especialmente a ingestão de bebidas gaseificadas como refrigerantes, sucos ácidos, como o de limão e laranja, além de outros alimentos que tenham acidez em sua composição”, explica a profissional da Clínica Dr. Amigo.
A dentista também esclarece que as principais características dos pacientes que possuem erosão dentária são principalmente relacionadas à sensibilidade ao ingerir alimentos mais gelados, quentes ou até mesmo ricos em ácidos. “Os dentes apresentam uma coloração amarelada e são mais arredondados e com aspecto áspero. Também há um desgaste do esmalte dental que por sua vez expõe a dentina, que é uma região mais sensível”, ressalta a Dra. Kamila.
Para combater a erosão dentária é necessária uma avaliação odontológica detalhada com o objetivo de verificar a quantidade de desgaste dentário. A partir do diagnóstico, há várias indicações de tratamento como a aplicação de flúor para melhorar a sensibilidade, restauração em resina e a utilização de selantes.
Dica: É importante buscar um profissional de odontologia capacitado para combater a erosão dentária. Entre em contato com a Clínica Dr. Amigo e marque a sua avaliação!