A importância da doação em tempos de covid-19

Olá, amigos!

Muitas pessoas não fazem ideia que um ato simples, como doar sangue, pode ajudar a salvar inúmeras vidas. Por isso, hoje nós convidamos para uma conversa, a médica Cátia Valente (CRM 7315), gerente de Hematologia Clínica da Fundação Hemopa, o hemocentro do Pará, que fala sobre a importância deste ato de solidariedade, principalmente em meio à pandemia que nos afeta hoje. 

Qual a importância das doações de sangue, principalmente neste momento tão crítico da pandemia?

Dra. Cátia Valente – O sangue não pode ser substituído e nem fabricado. Para quem precisa de transfusão, diariamente, para lutar contra uma doença grave ou para uma cirurgia emergencial, uma bolsa de sangue significa esperança de ter um novo dia. A necessidade diária de doação de sangue é permanente. Por isso, a manutenção do estoque de sangue regular é essencial para o atendimento satisfatório da demanda transfusional da rede hospitalar.

Como a pandemia afetou o Hemopa?

Dra. Cátia Valente – A queda do número de coletas foi vertiginosa em função das restrições impostas para prevenção à pandemia, tendo em vista os riscos de contaminação da doença, durante o trajeto até os serviços de coleta de sangue, que acabou sendo a causa da redução do número de comparecimento de doadores.

Em razão da pandemia, muitos hemocentros pelo Brasil todo, vêm enfrentando dificuldades. Hoje, como está a situação do Hemopa?

Dra. Cátia Valente – As dificuldades diárias são enfrentadas na hemorrede brasileira. No Hemopa não é diferente. Mas, como citamos anteriormente, a gestão colocou em prática várias estratégias para captação de antigos e novos doadores, o que vem mantendo o atendimento transfusional.

Os hemocentros oferecem serviços que não podem parar por nada, pois deles dependem inúmeras vidas, em meio à pandemia, como vocês estão trabalhando para garantir a segurança e o bem-estar dos profissionais e dos doadores?

Dra. Cátia Valente – A Fundação Hemopa atende a todos os protocolos de segurança para preservar o bem-estar de todos os públicos que circulam nas unidades de coletas de sangue, dentre elas, a obrigatoriedade do uso de máscara, a disponibilização de álcool em gel e o distanciamento entre as cadeiras nas áreas de recepção e entre as pessoas.

Como as doações de sangue têm ajudado no combate à pandemia da Covid-19?

Dra. Cátia Valente – São diversos os tipos de doenças que precisam de transfusão de sangue. As doenças oncológicas e traumatológicas, por exemplo. Muitos pacientes são acometidos todos os dias. Por isso, as pessoas devem  doar sangue regularmente, principalmente, no período da Covid-19. A transfusão é decisiva  à saúde de quem necessita de sangue.

Que ações o Hemopa tem desenvolvido para conseguir incentivar e manter os bancos de sangue do Pará?

Dra. Cátia Valente – Diante do novo quadro de agravamento da pandemia do coronavírus, a Fundação Hemopa realizou em fevereiro o lançamento da campanha “Doe sangue o ano inteiro”, com o objetivo de estimular em antigos e novos doadores à prática da doação até quatro vezes ao ano para homens e até três vezes para mulheres, em todos os segmentos da sociedade. A ação é realizada em todas as unidades da hemorrede e, assim, será até o final de 2021.

A novidade, ainda dentro das estratégias de captação, foi a abertura dos Hemocentros Regionais de Castanhal, Marabá e Santarém, aos sábados, neste ano. Outras unidades, como os Hemonúcleos, abrem aos sábados de acordo com suas necessidades de estoque.

A gestão manteve também a parceria com instituições de todas as esferas que realizam campanhas internas e externas, inclusive, com o projeto “Caravana Solidária”, em que o Hemopa disponibiliza o transporte para pequenos grupos de voluntários até o local de coleta e, após a coleta, devolve para o lugar de origem. Outro importante serviço mantido foi o agendamento para doação de sangue, por meio do número 0800-2808118.

 Hoje, o que é  preciso para ser um doador de sangue? Se a pessoa já teve covid, ela ainda pode doar?

Dra. Cátia Valente – O cidadão que deseja fazer a doação de sangue precisar seguir os critérios básicos:

• Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal)

• Pesar mais de 50 kg

• Estar em boas condições de saúde

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve covid-19 também pode voltar a doar sangue, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue após 7 dias.

E as pesquisas a partir do sangue de pessoas que tiveram covid, como andam?

Dra. Cátia Valente – As pesquisas com o plasma convalescente continuam, por meio da coleta de dados da evolução clínica dos receptores de plasma. A equipe mantém o acompanhamento dos marcadores inflamatórios para observar e comparar com outros estudos sobre o assunto. Nossa coleta acompanha o ritmo das solicitações da demanda das unidades hospitalares que atendem pacientes com a covid-19. Os doadores são acionados de acordo com as necessidades apresentadas.

Que mensagem você deixa para quem está pensando em doar sangue?

Dra. Cátia Valente – Muitas pessoas, todos os dias, precisam de transfusão para sobreviver ou melhorar a qualidade de vida. Se tiver que sair de casa, saia seguindo todos os protocolos de segurança para salvar vidas, doando sangue.

A Dr. Amigo apoia esta causa! Seja você também, um doador de sangue e ajude a salvar vidas! Doe vida!

Para mais informações sobre como ser um doador de sangue, você pode falar com a Fundação Hemopa pelos seguintes canais:

Site – http://www.hemopa.pa.gov.br/site/

Facebook – https://www.facebook.com/fundacaohemopa1

Instagram – https://www.instagram.com/fundacaohemopa/

Twitter –  https://twitter.com/fundacaohemopa

Gerência de Captação de Doadores – 3224-5048 (de segunda a sábado de 08h às 17h)

Telefone – 3110-6500

Ouvidoria – 0800 280 8118

Endereço: O Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109 – Batista Campos.Horário: De segunda-feira a sábado, no horário de 07h30 às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá amigo, posso ajudar?