BLOG DR. AMIGO – ENTREVISTA DR. BARTOLOMEU GUERREIRO JÚNIOR (CRO/PA 7929) – CUIDADOS COM AS GENGIVAS

O cirurgião-dentista Bartolomeu Guerreiro Júnior (CRO/PA 7929) é o convidado da entrevista de hoje do nosso blog, falando sobre os cuidados com a saúde de nossas gengivas, a importância delas para nossa saúde como um todo e os perigos de se viver com gengivas adoecidas.

Quais os principais problemas de saúde que estamos passíveis de apresentar em nossas gengivas?

Dr. Bartolomeu Guerreiro – Podemos apresentar algumas doenças como a gengivite, que é a inflamação da gengiva e se não tratada pode evoluir para uma periodontite, o que pode iniciar uma perda óssea.

E as melhores maneiras de se prevenir contra esses problemas? Que hábitos devemos adotar para cuidar melhor de nossas gengivas?

Dr. Bartolomeu Guerreiro – Existem algumas maneiras que podemos utilizar para sempre deixar as gengivas sadias, como estabelecer uma rotina para a escovação de forma completa e correta, usando escovas de cerdas macias e utilizando diariamente o fio-dental e nunca o palito.

Quais são os principais sinais de que nossas gengivas não estão saudáveis e precisam de mais cuidados?

Dr. Bartolomeu Guerreiro – Há alguns sinais que podemos perceber, como a mudança na coloração, quando uma gengiva normal deve ser rosada e uniforme, mas em vez disso, a coloração dela está puxando para algo um pouco mais pálido. Outro sinal é o sangramento com frequência na hora da escovação, inchaços e presença de dentes amolecidos.

O câncer bucal tem alguma associação ou pode se originar da falta de cuidados adequados com as gengivas? Quais os sinais mais comuns?

Dr. Bartolomeu Guerreiro – Alguns fatores aumentam os riscos de câncer de boca como o fumo excessivo, o álcool, sexo oral e o HPV, a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) pode causar câncer de boca. Por isso, é importante usar preservativo durante a prática. Além disso, há também irritações da mucosa bucal e alguns sintomas como uma ferida na boca que não cicatriza (sintoma mais comum), nódulo persistente ou espessamento na bochecha. O descuido com a saúde das nossas gengivas pode ocasionar não só a perda dentária, mas também pode evoluir, desencadeando um câncer bucal.

No nosso dia a dia, que maus hábitos ou descuidos comuns podem prejudicar a saúde de nossas gengivas?

Dr. Bartolomeu Guerreiro – Sãocoisas simples, como a escovação de forma errada e a falta do fio-dental ou até mesmo a utilização de palitos, como pontuei anteriormente.

A falta de cuidados e, por consequência, gengivas adoecidas, podem afetar a nossa saúde de quais maneiras?

Dr. Bartolomeu Guerreiro – Podem ocasionar a perda de elementos dentários (dentes) tendo que reabilitar com o uso de próteses ou implantes e até mesmo um câncer bucal numa fase mais grave.

E que dicas e orientações você pode dar para que as pessoas cuidem melhor de suas gengivas e possam se prevenir contra doenças que afetem a saúde das gengivas?

Dr. Bartolomeu Guerreiro – A ida constante ao dentista, no mínimo de 6 em 6 meses para fazer uma boa limpeza com raspagem, o uso de fio-dental diário e a escovação da maneira correta.

Então, siga as orientações do Dr. Bartolomeu Guerreiro e nunca se esqueça de cuidar muito bem da saúde de suas gengivas, pois elas são parte fundamental de sua saúde. Além disso, mantenha também o hábito de sempre fazer visitas periódicas ao seu dentista para uma consulta preventiva.

Aproveite também e agende logo uma consulta em uma das unidades das clínicas Dr. Amigo mais próxima de você. Na Dr. Amigo, a sua primeira avaliação é completa e passará por todas as suas necessidades odontológicas. 

×
Olá amigo, posso ajudar?