A importância de ter um acompanhamento psicológico durante o isolamento.

Hoje, com a pandemia da Covid-19, as crises que vieram com ela, como o colapso da saúde, números de infectados e mortos crescendo, cada dia mais, e a briga entre as informações oficiais e científicas contra as fake news, vivemos uma realidade completamente sem igual na história, que talvez só possa ser comparada com a que nossas avós e bisavós viveram em períodos como a Segunda Guerra Mundial e a pandemia da Gripe Espanhola.

Em meio a este cenário, de pressões e incertezas, os problemas de ansiedade, depressão e medo descontrolado têm se tornado cada vez mais comuns entre as pessoas.

Segundo a psicóloga e psicoterapeuta, Pâmela Russula – CRP: 10/03360, nesta pandemia, cresceram os casos de pacientes com crises agudas de estresse e de ansiedade, apresentando nervosismo, impaciência e crise de pânico em relação à Covid-19. Surgiram, também, pessoas com estados elevados de melancolia devido ao isolamento.

É, neste momento, que se faz necessário o atendimento e acompanhamento de um profissional, como um psicólogo que, mesmo à distância, pode fazer toda a diferença no bem-estar de uma pessoa com esses quadros.

“O atendimento psicológico, mesmo à distância, tem a eficácia de trabalhar o tratamento dos problemas mentais, como também a prevenção do desencadeamento de problemas psicológicos. Desse modo, o acompanhamento psicológico, mesmo à distância, se torna uma ferramenta que irá ajudar o paciente a desenvolver a inteligência emocional, reconhecendo, claramente, suas fraquezas e traumas, ao ponto de ressignificá-los, a fim de enrijecer seu suporte emocional para lidar com dificuldades, conflitos, frustrações, perdas, erros etc. Se tornando mais maduro e saudável mentalmente.  E o atendimento por videoconferência tem sido uma ferramenta muito eficaz, se comparando quase com a qualidade de um atendimento presencial, pois ajuda o psicólogo a entender seu paciente e auxiliá-lo em seu desenvolvimento emocional. Trabalhar, assim, é seguir praticamente o mesmo sigilo ético, sendo sala isolada, só contato paciente / psicólogo, de preferência fone de ouvido, expressão do paciente através da fala e da linguagem corporal, escuta ativa e observação corporal do profissional, intervenções e orientações psicológicas atingindo bons resultados”, afirma a psicóloga e psicoterapeuta, Pâmela Russula.

Pâmela ressalta, ainda, que o atendimento psicológico e a psicoterapia devem ser procurados sempre que a pessoa reconheça que não é, suficientemente, madura emocionalmente para lidar com determinadas situações, erros, decisões, conflitos internos, sociais ou familiares, desafios, se é impulsivo, arrogante ou tímido demais ou se percebe que seus traumas ou medos lhe bloqueiam, de algum modo, ao ponto de lhe prejudicar social ou profissionalmente.

“É interessante afirmar que, socialmente falando, a psicologia é uma ciência não compreendida, pois quando se fala em processo psicoterápico, muitas pessoas associam como doenças mentais e não como um treinamento da precaução de problemas psicológicos. Sim, a psicoterapia tem esse objetivo do tratamento dos problemas mentais, assim como também a prevenção. O acompanhamento psicológico e a psicoterapia são para quem quer resolver seus conflitos internos, quer crescer e se fortalecer, emocionalmente”, conclui Pâmela Russula.

Uma outra boa alternativa para momentos difíceis como estes é conversar. Uma conversa para desabafar, abrir o coração, trocar ideias e dividir seus pensamentos e anseios, sempre ajuda. Fale com seus pais, irmãos, namorada ou namorado, parentes, amigos e até mesmo com um desconhecido pois, ao mesmo tempo em que você alivia as suas tensões, você também está ajudando outra pessoa a desabafar e se aliviar dos seus problemas. Uma boa conversa sempre traz soluções e benefícios a todos e faz bem à saúde do corpo e da mente!

E, neste tempos de pandemia, é sempre bom lembrar que, mesmo com o distanciamento social, a Dr. Amigo está sempre ao seu lado e que, juntos, vamos vencer estes tempos difíceis.  E não esqueça de obedecer às recomendações de isolamento, lave sempre as mãos e, se for sair de casa, use máscara. Protegendo a sua saúde, você também protege a saúde da sua família e dos seus amigos! #SigaSorrindo #FicaEmCasa #SempreAoSeuLado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá amigo, posso ajudar?