A importância dos implantes dentários para a autoestima e saúde

A perda de um ou mais dentes pode ocorrer por diferentes causas. Porém, quando uma situação dessa ocorre, diversos problemas podem ser desencadeados, impactando não apenas na saúde bucal do paciente, como também em sua autoestima.

Convidamos a Dra. Nathalia Furtado (CRO/PA 6379) para uma conversa aqui no blog para falar um pouco mais a respeito desse assunto.

Quais as principais causas que levam uma pessoa a usar implantes dentários?

Dra. Nathalia Furtado – A perda dentária ainda é uma situação bastante presente na odontologia atual, apesar da alta tecnologia odontológica. Uma má-higiene pode desencadear a perda dentária, assim como certas doenças: diabetes, medicações, bruxismo, hábitos parafuncionais, traumas, procedimentos odontológicos mal-sucedidos e doenças periodontais.

Quando é necessário procurar a opinião de um profissional?

Dra. Nathalia Furtado – Sempre que houver dúvidas, pois ninguém melhor do que o profissional da área, para esclarecê-las, assim como melhor orientar aquele paciente, pois a dúvida pode gerar medo e desinformação.

De que material as peças são fabricadas?

Dra. Nathalia Furtado – Os implantes são feitos de titânio, material biocompatível com o nosso organismo e com alta resistência para as forças que são submetidos durante a mastigação.

Quais exames são necessários para a realização do procedimento?

Dra. Nathalia Furtado – Exames de sangue, além da tomografia computadorizada, que é necessária para que seja feito um estudo criterioso, a fim de planejar a quantidade óssea daquele paciente, assim como a necessidade de enxerto ósseo.

Quem não pode se submeter à cirurgia? Existe algum fator de saúde que pode gerar riscos ao paciente?

Dra. Nathalia Furtado – Diabetes não controlada, hipertensos não controlados, cardiopatia grave, anemia, pacientes que ainda estão em fase de crescimento ósseo e usuários de algumas drogas específicas também.

Qual o tempo médio para cicatrização total?

Dra. Nathalia Furtado – O tempo médio pode variar de acordo com o tipo de tratamento realizado a cada paciente, mas pode ocorrer entre 1 a 8 meses.

A pessoa poderá se alimentar normalmente?

Dra. Nathalia Furtado – Em alguns casos menos invasivos, o paciente pode se alimentar normalmente.

Algum alimento deve ser evitado para não danificar o implante?

Dra. Nathalia Furtado – Sempre orientamos os pacientes a terem um certo cuidado, o mesmo que deveriam ter com seus dentes naturais, que seria com aqueles alimentos mais duros, evitar hábitos de quebrar objetos e certos alimentos com seus dentes/implantes.

Após o procedimento, é possível notar alguma diferença na dentição?

Dra. Nathalia Furtado – Com certeza, mas diferenças benéficas, pois o conforto gerado após a reposição do elemento dentário perdido, é muito grande, além da segurança ao mastigar e a trituração correta dos alimentos.

Quais os principais benefícios do uso de implantes dentários?

Dra. Nathalia Furtado – A qualidade de vida após repor os elementos perdidos, mastigação saudável e a autoestima.

A Dr. Amigo destaca a importância de visitar seu dentista, no mínimo de seis em seis meses, para verificar se está tudo bem com a sua saúde bucal. Uma dentição bem cuidada é muito importante e pode influenciar em todos os aspectos a sua vida.   

×
Olá amigo, posso ajudar?