BLOG DR. AMIGO – ENTREVISTA DRA. DEISE MIKAELY SOUSA (CRO-MA 8048) – SAÚDE BUCAL NA TERCEIRA IDADE

Hoje o nosso blog conversou com a cirurgiã-dentista, Dra. Deise Mikaely Sousa, que compartilhou o seu vasto conhecimento sobre a importância da saúde bucal na terceira idade e como podemos manter nossos sorrisos brilhantes e saudáveis durante toda a vida. Vem com a gente ficar por dentro de tudo relacionado a esse assunto!

Quais mudanças fisiológicas o envelhecimento provoca aos nossos dentes quando chegamos na terceira idade?

Dra. Deise Mikaely Sousa – O envelhecimento aumenta nossa vulnerabilidade para várias doenças bucais devido as alterações funcionais fisiológicas próprias do idoso. Com o envelhecimento, ocorrem alterações importantes na região bucomaxilofacial, como cáries, periodontopatias, desgastes dentais, edentulismo, xerostomia, redução da capacidade gustativa, lesões de tecidos moles, problemas na articulação temporomandibular (ATM) e redução do fluxo salivar.

De acordo com os dados disponíveis em nível mundial, a cárie é o principal problema bucal dos indivíduos com 60 anos ou mais. Fatores como a redução do fluxo salivar pelo uso de medicamentos, a dificuldade de higienização por problemas psicomotores e a alteração da dieta potencializam a ação da doença nessa população. Além disso, a cárie é uma das principais causas de perdas dentais entre a população idosa.

De forma geral, a saúde bucal da pessoa idosa precisa de cuidados diferenciados?

Dra. Deise Mikaely Sousa – Sim, pois nesta fase é necessário levar em consideração as limitações e a presença de possíveis doenças crônicas que podem afetar diretamente a saúde bucal destes pacientes. O cirurgião-dentista deve lançar mão de uma anamnese completa, exame clínico altamente cuidadoso e estudo minucioso de exames complementares. Além disso, é preferível que o dentista tenha ação conjunta com a família e médicos (caso seja necessário).

Uma saúde forte na terceira idade é uma construção que deve ter início ainda na juventude, então, que hábitos e cuidados devemos adotar desde cedo para que não tenhamos maiores problemas com nossos dentes na velhice?

Dra. Deise Mikaely Sousa – É essencial que durante toda a vida, o paciente mantenha o hábito da escovação diária, a utilização de escovas macias e delicadeza na hora da escovação, uso do fio-dental continuamente, uma boa hidratação, alimentação saudável, evitar o uso de cigarro, uma boa alimentação e a visita periódica ao dentista.

Quais problemas mais frequentes podemos ter na velhice ao não cuidar da nossa saúde bucal?

Dra. Deise Mikaely Sousa – Cárie, lesões na boca em decorrência de uma escovação muito abrasiva/força e uso de cigarro, gengivite, que é uma inflamação na gengiva, na qual é percebida pela vermelhidão pela presença de sangramento durante a escovação e uso do fio-dental; periodontite, que ocorre quando a gengivite não tratada evolui, atingindo os tecidos de sustentação como osso; a perda de dentes, que pode estar associada à presença de cárie ou periodontite.

O que causa a retração gengival e o aumento da sensibilidade que geralmente são associadas ao envelhecimento?

Dra. Deise Mikaely Sousa – A retração gengival pode ser causada por uma má escovação, escovação com força excessiva ao longo dos anos, periodontite que se inicia atingindo o periodonto de proteção (gengiva), o que a faz retrair ocasionada pela inflamação resultantes de acúmulo de placa bacteriana. Com a retração da gengiva, parte das raízes dos dentes ficam expostas. Como essa região não é protegida, o consumo de alimentos quentes e frios passam a gerar sensações dolorosas.

Há como se evitar isso ou tratar?

Dra. Deise Mikaely Sousa – Primeiramente, deve-se orientar o paciente sobre a importância da escovação com movimentos leves e uso de uma escova adequada, ou seja, pequena, com cerdas macias; deve- se ainda orientar o paciente sobre a importância do fio-dental, a fim de remover a placa formada, além disso, a visita ao dentista é de suma importância.

As cáries são mais comuns nos idosos? Se sim, qual a razão?

Dra. Deise Mikaely Sousa – Sim, na terceira idade a arcada dentária é mais vulnerável ao surgimento de doenças, já que o sistema imunológico tem suas defesas reduzidas. A diminuição do fluxo salivar, má higiene por dificuldades psicomotoras, além da retração gengival são algumas das maiores causas de cárie entre idosos.

Geralmente associada à velhice, a perda de dentes é algo necessariamente do idoso? Que fatores podem influenciar nisso?

Dra. Deise Mikaely Sousa – É normal que os dentes decíduos (de leite) caiam na infância e sejam substituídos por permanentes, porém, não é normal perder dentes permanentes ao ficar mais velho.

A perda de dentes permanentes acontece devido à má rotina de higiene oral ao longo dos anos e a falta de tratamento adequado para problemas bucais, como cárie e doença periodontal. A prevenção é a principal maneira de evitar a perda de dentes com o passar dos anos.

E o uso de próteses, como as dentaduras, em quais casos elas são indicadas para idosos?

Dra. Deise Mikaely Sousa – A prótese dentária é indicada quando o paciente tem um ou mais dentes faltantes na boca, ou ainda tem a ausência de todos os dentes.

As próteses totais, conhecidas popularmente como dentaduras, são usadas quando o paciente não possui mais nenhum dente na boca. Tendo como objetivo substituir os dentes.

As próteses parciais são indicadas quando faltam apenas alguns elementos, tendo também o objetivo de substituir os elementos dentários faltantes, proporcionando ao paciente mais segurança para mastigar.

Alguns procedimentos estéticos, como o clareamento e o uso de lentes, podem impactar na saúde bucal da pessoa quando ela chega à terceira idade?

Dra. Deise Mikaely Sousa – O clareamento é um procedimento totalmente seguro, podendo ser realizado tranquilamente no paciente idoso, pois existem manobras para proteger a gengiva da exposição e evitar a sensibilidade exagerada. Entretanto, o paciente deve estar em bom estado de saúde bucal para a realização.

Em relação ao uso de lentes, também não há impacto na saúde bucal do idoso, desde que o paciente se enquadre nas indicações para as lentes e apresente uma boa saúde sistêmica e higiene bucal.

Qual o impacto da saúde bucal na qualidade de vida do idoso?

Dra. Deise Mikaely Sousa – A preocupação com a qualidade de vida na terceira idade é algo cada vez mais relevante nos dias de hoje. Os idosos têm sido foco de atenção principalmente quanto ao impacto da saúde bucal em sua qualidade de vida. Pensando justamente no bem-estar físico, mas especialmente mental.

Perdas dentárias podem ter efeitos significativos na saúde e na vida dos indivíduos, pois afetam a capacidade mastigatória, restringem o consumo de diversos alimentos, dificultam a fonação, além de causar danos estéticos.

O papel do cirurgião-dentista é o de motivar o paciente quanto à higienização e aos cuidados bucais, para que eles se sintam mais valorizados e em condições de cuidar e manter os seus próprios dentes.

Cuidar da nossa saúde bucal não tem idade! Ela é uma parte imensamente importante para termos uma vida plena e saudável. E faça como a Dra. Deise recomendou, esteja sempre atento aos cuidados com a sua gengiva e dentes, escove sempre eles, use fio-dental, cuide da sua alimentação e vá periodicamente ao dentista. E aproveite para agendar sua consulta na Clínica Dr. Amigo mais próxima de você.