Bruxismo: saiba quais são as causas e o tratamento

Um problema que compromete a qualidade de vida e traz prejuízos para a saúde é o bruxismo. De acordo com a Dra. Nathalia Alvares (CRO – 6379), a disfunção é caracterizada pelo ranger ou apertar os dentes durante o sono. Entre os sintomas do distúrbio estão a dor ou tensão nos músculos da face ao acordar, desgaste anormal da estrutura dentária e a hipertrofia do músculo da face.

A profissional da Clínica Dr. Amigo explica que  a causa do bruxismo do sono ainda não está completamente esclarecida. “Nenhum marcador genético foi encontrado para a transmissão dessa condição. Várias hipóteses têm surgido para explicar a gênese do bruxismo do sono: fatores morfológicos, psicológicos e a modulação de neurotransmissores”, completa.

Entre as consequências relacionadas ao problema está a exposição da dentina (camada interna do dente), que ocorre devido ao desgaste dos dentes durante um período do tempo, provocando uma forte sensibilidade. Além disso, mobilidade dentária outro fator importante, pois se o bruxismo não for tratado,o paciente tende a perder um ou vários elementos dentários. Também há ainda algumas lesões não cariosas na superfície dental causadas por esse tipo de patologia que são irreversíveis.  “Já a ansiedade e o estresse não são fatores determinantes, pois é necessário uma série de exames complementares para que se chegue ao diagnóstico correto”, esclarece a dentista.

Sobre o tratamento, a profissional da Clínica Dr. Amigo ressalta que não existe nenhuma estratégia específica ou cura para o bruxismo do sono. Há a proposição de diferentes intervenções: farmacológicas, psicológicas e odontológicas. Na odontologia, é utilizada inicialmente a placa oclusal, que irá proporcionar um relaxamento muscular e postural,  juntamente com a proteção da estrutura dentária, além dos ajustes oclusais e a restauração das superfícies dentárias.