Quebrar ou rachar um dente, após uma queda ou pequeno acidente, é muito comum no dia a dia, no entanto é importante ter os cuidados adequados para que o paciente não tenha problemas dentários sérios. Procurar um profissional da odontologia bem capacitado deve ser o primeiro passo para resolver o incômodo.
De acordo com a Dra. Nathalia Alvares, CRO 6379, um dos sinais relacionados à fratura do dente é que o paciente sente os fragmentos dentários e apresenta sensibilidade já que a polpa e os nervos ficam expostos.”Além disso, esse tipo de problema é bem perigoso e pode ser extenso, atingindo a raiz e até a coroa dental”, explica.
As fraturas no dente provocam trincas, que fazem com que os alimentos gelados ou doces acumulem nos canalículos, se aproximando da polpa e aumentando consideravelmente a sensibilidade. Devido a aglomeração de resíduos há ocorrência de cárie e por conta disso é necessário realizar um tratamento adequado para não ter perda dentária.
A profissional do Dr. Amigo ainda alerta que as fraturas dentárias podem prejudicar especialmente a raiz do dente, que deve ser extraída, tratada e substituída pelo implante. “Se o problema for na parte da coroa conseguimos introduzir o pino na raiz e refazer essa parte da estrutura dental”, explica.
Entre as causas relacionadas ao trauma ou fissura nos dentes estão os maus hábitos do cotidiano, como morder caneta, abrir garrafa e o consumo de alimentos muito duros, como a farinha de mandioca. “Esses costumes contribuem para a criar cada vez mais trincas dentárias e deixar as fraturas mais extensas”, esclarece a profissional da Dr. Amigo.
Dica: É importante procurar logo um dentista experiente para cuidar do dente fraturado ou fissurado. Procure uma das Clínicas da Dr. Amigo e marque logo a sua avaliação!