Olá, você!
Hoje, o nosso blog conversou com a Dra. Vitória Khaled sobre a importância da escovação correta dos dentes. E como esse ato tão simples e rotineiro nas nossas vidas, pode fazer a diferença na saúde de todos.
Qual a importância de uma boa escovação para a manutenção da saúde bucal de crianças e adultos?
Dra. Victória Khaled – A escovação, realizada da maneira correta e frequente, é de extrema importância para evitar a proliferação de bactérias e cáries na cavidade oral.
A escovação em crianças e adultos deve ser diferente? Por quê?
Dra. Victória Khaled – A escovação em crianças deve ser supervisionada pelo seu tutor, para que não haja negligência, exagero do creme dental e a sua deglutição, porém a técnica é a mesma.
Quando as crianças devem iniciar a sua escovação e quais os principais cuidados a serem tomados?
Dra. Victória Khaled – Ao nascimento dos primeiros dentinhos, devemos prestar atenção na quantidade de creme dental e certificar que ele não está sendo deglutido, é necessário também se atentar, ao comprar uma escova dental, que ela seja macia e adequada ao tamanho do bebê.
Como deve ser o cuidado com a higiene de crianças que ainda não tem seus primeiros dentinhos?
Dra. Victória Khaled – Na primeira fase da vida, antes de nascerem os dentinhos, é necessário passar uma gaze embebida com água ao longo da gengiva do bebê para mantê-la limpa.
Escovas coloridas ou com personagens, cremes dentais com gostos diferentes e atrativos, fios-dentais coloridos e com sabores, são artifícios que ajudam a criança a “relaxar” e se interessar mais pelos cuidados com a sua saúde bucal?
Dra. Victória Khaled – Com certeza, é de extrema importância que a criança tenha vontade de fazer a escovação, favorecendo a higiene oral.
O que uma boa escovação precisa ter?
Dra. Victória Khaled – Precisa ter atenção em cada setor da cavidade oral, fazendo movimentos suaves e curtos, com escovas macias e lembrando que a correta escovação não se dá pelo tempo gasto e sim pela qualidade e efetividade dos movimentos realizados.
Uma boa escova realmente faz a diferença na hora da escovação ou não? Quais são as mais indicadas para crianças, adultos e idosos?
Dra. Victória Khaled – Sim, é necessário sempre uma escova com cerdas macias. Para crianças, a escova precisa ter uma cabeça arredondada e pequena, para conseguir higienizar todos os dentinhos. Já na fase adulta, é necessário usar escovas maiores para se adaptar à cavidade. Para os idosos, recomendamos o uso de escovas elétricas, pois a habilidade manual, muitas vezes, torna-se deficiente.
A falta de uma boa escovação pode acarretar quais riscos para a saúde?
Dra. Victória Khaled – Além de cáries, gengivites, perdas dentais e mau hálito, a falta da escovação acarreta em doenças sistêmicas, como a endocardite bacteriana, pois um simples sangramento na boca pode permitir que bactérias da cavidade oral entrem no sistema sanguíneo causando danos aos tecidos nobres, como o coração.
E o fio-dental, ele também ajuda a contribuir para uma boa higiene bucal? Quais as melhores formas de se usar?
Dra. Victória Khaled – O fio-dental é de extrema importância para a remoção de placa bacteriana entre os dentes e evita a formação de cáries e gengivite. Deve ser utilizado previamente às escovações, fazendo a higienização entre todos os dentes.
Existe uma técnica específica e mais adequada de escovação dos dentes?
Dra. Victória Khaled – Precisamos fazer algumas movimentações para conseguir limpar toda a superfície dos dentes, sendo elas: para frente e para trás, giratórios e o movimento de vassoura (da gengiva para a ponta do dente). Nunca esquecer também de escovar a língua.
Quantas vezes e quais os momentos mais importantes do nosso dia a dia para escovarmos os dentes e fazer uso do fio-dental?
Dra. Victória Khaled – Precisamos escovar os dentes e passar o fio-dental pelo menos 3 vezes ao dia (após o café da manhã, almoço e antes de dormir). Sendo a última escovação a mais importante, pois ao dormirmos há diminuição do fluxo salivar, fazendo da cavidade oral uma área propícia para as bactérias.
As escovas elétricas e interdentais realmente fazem diferença na hora da limpeza? Como elas atuam? Quais as principais diferenças entre elas e as de escovar “normais”?
Dra. Victória Khaled – Elas apenas se tornam um complemento na escovação, tornando uma limpeza em áreas difíceis mais fáceis, de qualquer maneira precisamos realizar a técnica correta da movimentação da escova, sendo com escova elétrica ou não.
Dra. Victória, por favor, deixe aqui o seu recado para todos, sobre a importância da escovação em todas as fases da vida e como ela pode nos ajudar a ter uma qualidade de vida melhor!
Dra. Victória Khaled – A escovação é uma rotina de higiene que precisamos ter durante toda a nossa vida, é uma prática que não se limita à cavidade oral, trazendo mais segurança na hora de falar, se tornando uma pessoa mais sorridente e com sorrisos mais espontâneos, benefícios que são possíveis com uma boa higiene oral. Lembre-se, seu sorriso é sua porta de entrada! Visite seu dentista de 6 em 6 meses para fazer uma avaliação completa.
E você aí, faça como a Dra. Victória Khaled orientou, escove sempre seus dentes pelo menos três vezes ao dia e use sempre o fio-dental, mas, além disso, também aproveite e agende agora mesmo uma avaliação, para você e toda a sua família, na Clínica Dr. Amigo mais próxima da sua casa.