O uso de máscaras e a saúde bucal

Olá, amigos!

O nosso blog convidou para uma conversa, a médica infectologista Andréa Beltrão (CRM 5007/PA), que falou sobre a importância do uso de máscaras dentro desta nova realidade em que vivemos em meio à pandemia da covid-19 e como o uso delas se relaciona com a nossa saúde bucal.

Com a pandemia e a obrigatoriedade do uso constante de máscaras, muitas pessoas têm relaxado em relação aos hábitos básicos de higiene bucal, como escovar os dentes e o uso de fio-dental, como isso pode afetar a saúde dessas pessoas?

Andréa Beltrão – Há mais de um ano estamos vivendo a pandemia de uma doença de transmissão respiratória, a covid-19, por isso, a necessidade de utilizar máscaras para se proteger, mas é necessário que alguns hábitos não sejam deixados de lado, como escovar os dentes e usar o fio-dental. O acúmulo de alimentos na boca facilita a proliferação bacteriana e a formação de “biofilm”, que pode acarretar complicações bacterianas secundárias.

Usar a máscara é uma importante forma de prevenção, já que, se você mantiver 1 metro de distância de alguém portando o vírus, a chance de contrair a doença é mínima, no entanto, é importante cuidar dela: tenha sempre uma de reserva por causa do suor e da chuva, lave-a todos os dias ou sempre que necessário, já que você pode se auto contaminar.

Como o uso incorreto de máscaras pode afetar a saúde de uma pessoa, de forma geral?

Andréa Beltrão – O uso incorreto da máscara pode levar a uma autocontaminação.

Os principais usos incorretos são:

– Não cobrir a boca e o nariz, deixando abaixo do queixo;

– Pegar a máscara com as mãos, antes de lavá-las ou usar álcool;

– Continuar usando-a mesmo quando estiver úmida ou molhada;

– Não guardar em local adequado;

E a falta de higiene e cuidados bucais, como ela afeta a nossa saúde? A que riscos estamos expostos?

Andréa Beltrão – A falta de higiene facilita o acúmulo de resíduos, o que irá favorecer a proliferação bacteriana e levar a doenças graves locais pela formação de abcessos e sistêmicos, como é o caso das endocardites.

Qual a melhor conduta para higiene e uso das máscaras no dia a dia?

Andréa Beltrão – A máscara de pano precisa ser trocada pelo menos 1x por dia, porém, se você suar muito, deverá trocá-la com maior frequência. Ao retirá-la, é importante colocar em um local adequado para não acumular outros micro-organismos.

Que dicas, conselhos e orientações a senhora pode dar a quem precisa usar máscaras o dia todo?

Andréa Beltrão – A orientação é usar a máscara sempre que sair de casa, cobrindo a boca e o nariz. Só retirá-la quando for comer ou beber algo, lembrando em manter o distanciamento. Sempre lavar as mãos ou usar álcool em gel antes de tocar na máscara. Guardá-la em um ambiente arejado. E nunca esquecer de manter os hábitos de higiene bucal, como escovar os dentes e usar fio-dental.

Um grande abraço a todos e até a próxima!