Não basta escovar os dentes, é preciso escovar da maneira correta

Além de deixar o hálito fresco, escovar os dentes é um hábito fundamental para a manutenção da saúde. Porém, é preciso não exagerar. A frequência com a qual se escova os dentes deve ser de duas a três vezes ao dia, por até dez minutos: ao acordar, após a refeição principal e antes de dormir.

Quem exagera na quantidade e na força de escovação pode comprometer a camada de proteção conhecida como esmalte dentário. Uma vez desgastados, os dentes se tornam mais suscetíveis a problemas como a sensibilidade. O exagero também pode afetar as gengivas, que ficam sujeitas a inflamações devido à força do atrito durante a escovação.

Há, inclusive, estudos que apontam que a escovação logo em seguida às refeições pode ter efeito erosivo sobre os dentes. Mas é importante que o tempo não exceda uma hora após a ingestão de alimentos.

Especialistas recomendam o uso de escovas de dentes com cerdas numerosas e macias, além de pastas de dentes pouco abrasivas.  A escova deve passar por todos os lados do dente e a quantidade de pasta não deve exceder um grão de ervilha. Pessoas com arcadas dentárias menores devem dar preferência a escovas com cabeças menores para que a limpeza seja feita de maneira eficaz.

Atenção também ao tempo de troca. Quando as cerdas estiverem desgastadas, ou após contrair uma infecção, é preciso substituir o item, já que as bactérias podem se proliferar nas cerdas, resultando em uma nova infecção.

Já o uso do fio dental pode ocorrer diversas vezes por dia, com delicadeza e em todos os cantos entre os dentes para evitar a placa bacteriana. Caso não seja possível fazê-lo com frequência, pelo menos uma vez ao final do dia, o fio dental deve ser utilizado.

Use enxaguantes bucais adequados a sua necessidade. Os mais recomendados por dentistas são os que não contêm álcool.

E, por fim, não esqueça de limpar a língua para que não se forme a saburra lingual – uma camada esbranquiçada de bactérias que causam mau hálito. Use raspadores, a escova de dente ou mesmo uma colher de inox, e faça a limpeza no primeiro momento do dia.

Portanto, queridos leitores e leitoras, cuidar da saúde bucal é fundamental para o seu bem-estar. É importante seguir as orientações do seu dentista e realizar consultas regulares para um acompanhamento adequado. Agende uma consulta preventiva na clínica Dr. Amigo mais próximo de você e mantenha sua saúde bucal em dia.

×
Olá amigo, posso ajudar?