O que está por trás do mau hálito e como se livrar dele

A halitose ou mau hálito crônico é uma situação na qual a pessoa exala um odor desagradável pela boca.  É um cheiro persistente que não vai embora depois de higienizar a cavidade oral.
A halitose tem várias causas possíveis, em geral, as pessoas culpam certos alimentos pelo mau hálito, como cebola, alho ou café, mas, normalmente, esses não são os responsáveis por ele.
          Na verdade, muitas vezes, o problema não tem nada a ver com comida. Ocasionalmente, mau hálito pode ser um sinal de doença séria, como diabetes, falha hepática ou doença dos rins. Segundo o dentista Antônio Salles, CRO 1379, o diagnóstico é feito por meio da avaliação dos hábitos alimentares, da realização de exames que medem o fluxo de saliva e da presença de gases que ocasionam o mau hálito.
O profissional da Clínica Dr. Amigo também destaca que o tratamento é possível e eficaz. “As recomendações necessárias são: caprichar na higiene bucal (escove os dentes, use fio-dental, sempre escove a língua e finalize com enxaguante bucal). Beba 2 litros de água por dia, no mínimo, no inverno e no verão. Visite o dentista, pelo menos, duas vezes ao ano.” Outras soluções simples são: evitar excesso de alimentos ricos em proteínas e consumo de frutas cítricas, que ativam a salivação, e não fique muitas horas em jejum”, finalizou.
Dica: Caso você não note melhora no seu hálito pela higiene oral, o próximo passo é uma visita ao dentista. A Clínica Dr. Amigo tem os melhores profissionais da área para ajudar você e capazes de diagnosticar e tratar a causa dos problemas do seu hálito. Marque uma consulta!